Programa

O programa eleitoral “Benfica Vencerá!”, com uma visão sólida, transparente, séria e competente está alicerçado em cinco pilares de ação fundamentais: (i) Desportivo, (ii) Associativo, (iii) Empresarial, (iv) Institucional e (v) Infraestrutural. Estes vetores asseguram que o programa eleitoral responderá a todos os desafios que o Sport Lisboa e Benfica enfrentará dentro e fora das quatro linhas.

Entendemos que a nossa abordagem honra com coragem a rica e inigualável história e valores do Sport Lisboa e Benfica.

Partilharemos, em contínuo diálogo com os sócios e adeptos do Sport Lisboa e Benfica, um ambicioso mas realista programa estratégico, devidamente focado no fortalecimento de todas as nossas equipas, na modernização das infraestruturas atuais, numa gestão financeira exigentemente capaz, responsável e sustentável, no necessário reforço do vínculo e união com sócios e adeptos e na afirmação nacional e internacional da instituição em todas as suas vertentes (desportivas ou outras).

Com princípios, compromisso de trabalho, responsabilidade e sentimento de dever estamos certos que unidos como nunca (de todos, um), o Benfica Vencerá!

Nos próximos meses, João Diogo Manteigas irá partilhar com os sócios as propostas da candidatura, assentes nos 5 pilares do programa:

desportivo


Garantir a competitividade e sucesso contínuos do Sport Lisboa e Benfica nas diversas modalidades, com o inevitável particular foco no futebol. As medidas irão abranger a necessidade de priorizar, fortalecer e desenvolver a formação de jovens atletas, o projeto olímpico e a criação de estratégias eficazes ao nível do scouting para que as contratações sejam criteriosas e o investimento responsável. Deve assegurar-se que o Sport Lisboa e Benfica se reafirma, mantendo-se firme como líder no setor desportivo nacional e internacional, alcançando títulos e proporcionando desempenhos e espetáculos ao mais alto nível e qualidade para os seus sócios e adeptos.

associativo


Reforçar a ligação entre o Sport Lisboa e Benfica e todos os seus associados, dando lugar à voz destes, reforçando o sentimento de pertença e motivando uma participação mais ativa na vida da Instituição. Está prevista a criação e desenvolvimento de canais de comunicação mais transparentes e eficazes, a implementação de programas de benefícios exclusivos para sócios e o desencadear de iniciativas que incentivem a participação dos sócios nas decisões do Clube, incluindo, sem se limitar, mais reuniões de Assembleia Geral, campanhas para angariação de novos e readmissão de antigos sócios.

Pilar Associativo

Empresarial


Obter a sustentabilidade económico-financeira transversal do universo Sport Lisboa e Benfica, assente numa futura gestão eficiente das entidades que o compõem. Será adotada uma visão de otimização quanto à estrutura e operacionalização de todas as entidades do grupo, a necessária diversificação das fontes de receita e a imperativa reestruturação da dívida de cada entidade, com particular foco no Clube e na SAD. Incluir-se-á nestas medidas a exploração de novas oportunidades de negócios e parcerias estratégicas, com o objetivo de maximizar receitas e controlar custos, despesas e encargos, assegurando a solidez económica para o futuro do grupo. Tudo isto facilitará o caminho para as vitórias!

Pilar Empresarial

Institucional


Relembrar e fortalecer a presença e respetiva imagem do Sport Lisboa e Benfica a nível interno e externo, com base na promoção dos seus mais elevados valores e da sua impactante e inigualável história. Inclui a promoção de uma conveniente alteração nas atuais relações interinstitucionais com todas as entidades, nacionais e/ou internacionais, desportivas, governamentais e comunitárias. O reforço da Marca Benfica deve ser acautelado como símbolo de excelência, integridade e inovação, garantindo que a Instituição se mantém e reforça como referência no desporto e na sociedade. O mundo moderno requer a implementação de procedimentos de governance ao nível das melhores práticas e assegurando que todas as ações por parte das entidades que compõem o grupo são guiadas por princípios éticos rigorosos. Daqui serão revistos e surgirão, entre outros, códigos de conduta, auditorias de diferentes naturezas de forma regular e mecanismos de controlo interno que serão fundamentais para garantir a integridade e a confiança de todos os stakeholders.

Pilar Empresarial

infraestruturas


A manutenção e exigível modernização de todos os ativos reais, imobiliários e patrimoniais do grupo Sport Lisboa e Benfica. Neste se incluem todos os planos de atualização, expansão e diversificação dos espaços pertencentes e integrantes do universo Sport Lisboa e Benfica. O objetivo passa por, necessariamente, o Sport Lisboa e Benfica ter que se assumir como referência não só no plano desportivo, mas também na qualidade das suas infraestruturas. Temos que ser um exemplo a todos os níveis. Será pensado o estabelecimento de parcerias com todas as entidades interessadas para este efeito, sejam elas públicas e/ou privadas, assegurando que os projetos de desenvolvimento sejam económica e financeiramente sustentáveis, bem como completamente alinhados com a visão de crescimento do grupo num todo.

Pilar Infraestruturas