Benfica Vencerá!

Foi com enorme sentimento de responsabilidade benfiquista que lancei oficialmente a minha candidatura à Presidência do Sport Lisboa e Benfica. Todos os sócios e adeptos poderão agora começar a acompanhar o trajeto da candidatura que se irá desenvolver ao longo dos próximos meses.

Reforço que o objetivo de ter avançado mais cedo do que o habitual para conquistar o sucesso nas eleições de Outubro de 2025 prende-se com dois fatores essenciais:

1) auscultar os sócios e adeptos para pensarmos e debatermos “Benfica”. Seja onde estiverem, nós vamos ao vosso encontro;

2) assegurar a todos os sócios e adeptos que esta candidatura não depende de quaisquer resultados desportivos futuros, interesses ou poderes instalados.

Independentemente de quem se encontra a liderar a nossa gloriosa Instituição, o Sport Lisboa e Benfica tem que ganhar sempre! Quando o Benfica ganha, todos ganhamos! O sucesso nunca será exclusivamente da direção “A”, dos “sócios B” ou de terceiros.

Vai ser um ano de trabalho intenso para dar voz aos sócios e adeptos e fazer com que nos oiçam calmamente e com atenção. O objetivo passa por obter a sinergia necessária de ideias e estratégias que definirão o futuro próximo do Sport Lisboa e Benfica.

Entretanto, tomei nota que um dos novos administradores da Benfica SAD já teve oportunidade para participar na edição do Football Summit organizado pela Liga de Clubes no passado fim de semana. O mesmo apontou legitimamente, dentro da sua visão, que deve haver uma união maior entre a indústria e que nós (SLB) "concorremos no campo, na compra de jogadores, mas temos de cooperar mais noutras áreas”.

Percebo o tom político quanto à necessidade de entrosamento em relação ao produto “Liga”. Mas, respeitosamente, entendo que o Sport Lisboa e Benfica neste momento, em primeiro lugar e mais que tudo, tem que se encontrar novamente a si próprio. Tem que arrumar a sua casa para poder estar livre vícios e preconceitos. Tem que romper para um rumo distinto daquele que marcou os seus últimos 15 anos, mesmo com o sucesso desportivo que se conhece pelo meio.

Ainda ontem, com base no barómetro da Fundação Francisco Manuel dos Santos, o jornal Público deu-nos a conhecer que 9 em cada 10 pessoas em Portugal consideram que a corrupção é um problema "grave" e que os clubes de futebol (em conjunto com partidos e autarquias) são vistos como os grupos mais corruptos e que metade dos inquiridos acredita que a corrupção tem um impacto diário na sua vida.

Significa isto que o Sport Lisboa e Benfica tem que meter mãos à obra para liderar, de forma independente, autoritária e nobre, na aplicação dos valores e princípios da transparência, bons costumes e práticas.

Uma enorme saudação a toda a nação e família benfiquista. Todos unidos, o BENFICA VENCERÁ!

Próximo
Próximo

Discurso apresentação da candidatura